Dra. Lia Lima - CRM/SP 146.338 - RQE 103.956 / Nutricionista Débora Regina Oliveira Capell - CRN 35129

Controle do peso e hábitos saudáveis

Ao checar os livros, observamos que o conceito de obesidade é definido como o aumento de tecido adiposo sobre o tecido do corpo, de forma que ultrapasse os valores considerados normais de índice de massa corpórea (IMC) ou índice de Quetelet. Porém, sabemos que não é tão simples seu diagnóstico, muito menos seu tratamento.

É pelo pouco conhecimento que se tem, e pela incidência exponencial de casos de obesidade que ainda não se sabe o correto tratamento desta doença. Ainda, a obesidade é uma condição que pode estar associada a doenças do humor e comportamento, aumentar chance de desenvolvimento de outras doenças como diabetes, hipertensão, doenças articulares e canceres.

É tamanha a preocupação com a doença obesidade, que se estuda hábitos alimentares, diferentes ações medicamentosas e até formas de tratamento cirúrgicos para agregar o combate desta condição, mas ainda não há nenhum tratamento de cura, sendo a prevenção ainda a melhor maneira de evita-la.

O que sabemos bem, é que hábitos saudáveis como boa alimentação, hidratação e prática de exercícios físicos de forma perpetuada é a melhor arma para combater a obesidade e manter o peso desejado.